Thursday, October 8, 2009

Minha foto é panorâmica!! - Parte 1

Uma das muitas coisas no mundo com um monte de definições e que, por isso mesmo, acaba sem definição, é foto panorâmica. O que é exatamente isso?
Uma das definições é baseada nas proporções da imagem. A primeira proporção seria o quadrado, onde um lado é igual ao outro.

A partir daí a imagem vai ficando mais e mais retangular (vertical ou horizontal, ou, como se diz entre os panoramistas, retrato ou paisagem), de acordo com as proporções do negativo ou sensor. As proporções mais utilizadas atualmente são 3:4 ou 1:1 1/3 (presente nas câmeras digitais compactas e Prosumer e em backs digitais), onde para cada centímetro do lado menor corresponde 1,3cm no lado maior:

e 2:3 ou 1:1 1/2 , onde para cada centímetro do lado menor corresponde 1,5cm no lado maior:

Esta é a proporção do 35mm, das DSLR com e sem fator de crop , e como esse formato se tornou o padrão durante muito tempo, é a partir dele que vamos definir se uma foto é panorâmica ou não. Ou seja, sempre que a proporção entre os lados for maior que 1,5X , essa fotografia pode ser chamada de panorâmica, dentro do parâmetro da proporçao. Há várias opções de "panorâmicas" no mercado que utilizam essa técnica para fazer fotos panorâmicas; só que é uma forma "subtrativa", no sentido que para chegar a uma proporção mais estendida ela subtrai, ou diminui, teto e chão. A imagem não tem nada além do que já existe no negativo original:



Então, quando por exemplo, no antigo formato APS, havia a opção Panorâmica, era dessa forma que se conseguia, reenquadrando a imagem original. Uma fotografia que poderia ser do tamanho 10X15cm (1:1,5) era ampliada para, digamos, 10X25cm (1:2,5) , jogando fora partes de cima e de baixo da imagem. Na verdade, seria a mesma coisa que se ampliássemos a mesma imagem em 20X25cm e cortássemos o que quiséssemos; podemos fazer duas fotos 10X25cm em um papel só, se quisermos, e sai mais barato ;-) .
Aí entra um segundo parâmetro para definirmos fotografia panorâmica: o ângulo de visão. Mas isso fica para a segunda parte.

No comments: