Monday, October 12, 2009

Teste de Players de Panorâmicas

Basicamente, uma fotografia panorâmica é um arquivo de imagem, normalmente Jpeg ou Tiff, que é "distorcido" para dar, em uma janela do browser, a impressão de ser contínuo e sem emendas. Esse arquivo pode ser equiretangular,

 faces de um cubo, 

cilíndrico,


entre outros. Essas formas em que ele pode se apresentar chamam-se projeções (tema de um post próximo), e os responsáveis pelas visualizações são os players.


Quantos players existem?
O primeiro player de panorâmica foi o Apple QuickTime, no formato QTVR, e usava um arquivo na projeção cilíndrica. Depois dele, houve vários, como o PTViewer, (do Professor Helmut Dersch, que criou também o PanoTools, responsável por grande parte da atual onda de panorâmicas) e o IVR, exportado pelo PhotoVista; ambos eram baseados em Java, e usavam imagens equiretangulares. A tecnologia mais usada atualmente, e que traz a melhor relação custo-benefício, é o Flash, e há vários players disponíveis. Com a grande diversidade, aumentou também a dúvida: qual o melhor player?

Como escolher um Player?
Alguns são pagos, outros gratuitos; uns têm uma interface para exportação de fácil aprendizado enquanto outros pedem um conhecimento de XML; alguns têm melhor qualidade com imagens grandes, e outros nem abrem dimensões além de determinados limites; por fim, alguns não funcionam em MacOS, e outros dependem de programas com pouca base instalada em Windows. Para facilitar a escolha, vários panoramistas dedicaram muito de seu tempo e inteligência e colocaram no ar esta página onde se pode ver quase todos os players disponíveis no momento.
Qual a sua opinião? Existe diferença? Qual é melhor? Vá na página, experimente os diversos players e tamanhos de imagem, e deixe seu depoimento. Isso vai ajudar a melhorar a sua experiência, seja você produtor de imagens panorâmicas ou exclusivamente usuário.

No comments: