Wednesday, October 14, 2009

Panorâmica sem tripé ou monopé no Grand Canyon

Às vezes, temos nosso equipamento completo de panorâmicas à mão: tripé, cabeça, câmera, objetiva olho de peixe. Mas, e quando estamos sem o tripé, não se faz panorâmica? Bem, depois de um certo tempo de prática, é possível fazer; alguns, como o grande fotógrafo norte-americano Jook Leung, têm tanta prática nisso que fazem uma panorâmica em questão de segundos. Por causa dele e de outros foi cunhado o termo "guerilla pano", que é basicamente chegar, fazer a pano e sair quase sem ser notado.
A panorâmica do link não demandava tanta velocidade, mas ainda assim precisava ser feita rápido, pois as pessoas se moviam, nesse horário o sol já estava baixando bem rápido, e ainda faltava conhecer muito do local, não dava para perder tempo ;-) .
Este é um do muitos mirantes do South Rim do Grand Canyon, US. A panorâmica foi feita durante uma viagem de férias que fiz em fevereiro do ano passado por algumas cidades da Costa Oeste dos Estados Unidos. Fiz várias panorâmicas, todas elas na mão, sem qualquer sustentação; algumas ficaram boas o suficiente para mostrar aqui, e vou postando à medida em que for montando.

No comments: