Tuesday, October 20, 2009

O Pequeno Príncipe e as Panorâmicas

Você certamente já leu, ou ouviu falar, do Pequeno Príncipe - no mínimo sabe dele porque é o livro preferido das misses do século passado (deste século eu já não sei, pode ser a série de algum vampiro, ou bruxo, nunca se sabe). E o que ele tem a ver com as panorâmicas? Bem, olhe uma das ilustrações do livro:


 

Percebeu a semelhança? É claro que não é igual, mas é bem semelhante. O nome desta projeção, Little Planet, ou Planetinha, é baseado nos planetinhas do livro O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry, e acabou sendo uma opção bastante usada pelos panoramistas no mundo inteiro. Alguns, como o Thiago Eriksson, de Florianópolis, colocaram todo um trabalho neste formato; outros utilizaram o Player KRPano , que tem uma opção de Little Planet interativa, para postar suas imagens na Internet. A panorâmica mais bacana, na minha opinião, que alguém já colocou no ar nesta projeção foi esta, de uma escultura em Tallinn. Clique, e me diga o que acha. Conselho: antes de navegar por ela, espere carregar e fique observando; aí você vai saber porque eu achei a mais bacana - e não estou sozinho, vários colegas ficaram boquiabertos quando viram. Pra mim é a perfeita combinação de meio (o player e suas características) e mensagem (o assunto da panorâmica).

5 comments:

Unknown said...

Pajuaba, muito bacana a relação dos planetinhas com a literatura, gostei. Contemplei bastante a imagem de Tallinn, ótima programação e áudio, Show. Só quero acresentar o Universo da Tariana que tb considero maravilhoso http://www.tr2vr.com.br/360/universo360/pano-en.html

Valeu !

Rodolpho Pajuaba said...

Oi, Edson, obrigado pelo comentário. Na verdade era pra eu citar o blog dela, e até o tutorial que ela fez, mas acabei esquecendo. Melhor, assunto pra um próximo post!! ;-)

Unknown said...

Valeu pela citação dos meus planetinhas Paju. Ótima a idéia do teu blog sobre panorâmicas.

Rodolpho Pajuaba said...

Thiago, eu que agradeço por você deixar publicar. O blog é de vocês, e quem quiser mandar algo pra eu postar eu estou postando!!

Ricardo_Akam said...

Pajuaba, tenho acompanhado alguns trabalhos nesta linha e estou gostando muito.
Vivre la technologie!!!
Parabéns pelos seus trabalhos também.
Sendo do seu interesse, começamos reunindo alguns fotógrafos e amantes da fotografia para confraternizar e trocar informações a base de comida regada a vinho. Em breve faremos mais uma empreitada
a dessa e gostaria de convidá-lo, será um prazer revê-lo e atualizar o papo. abs.