Wednesday, October 7, 2009

Cabeça panorâmica "feita em casa"

Eu faço fotografias panorâmicas desde 1998, quando comprei minha (finada, fora de linha) cabeça Manfrotto 302. Ela era pesada, grande, pouco prática para guardar - o tipo de formato que não cabe em nenhuma posição na bolsa, nem montada nem parcialmente desmontada. Quando era completamente desmontada, havia dois grandes problemas: 1) O tempo que levava para remontar quando chegasse ao local da foto, e 2) Teria que realinhar tudo novamente. Claro que ela tinha escalas, e era só anotar os locais onde recolocar as peças, mas às vezes, por serem muito parecidas, as peças iam para lugares trocados. Depois de muito tempo, acabei a vendendo para um aluno, o Thiago Erikson, de Florianópolis, que já está arrasando pela ilha com suas panorâmicas (mas isso é assunto para outro post). Nesse tempo todo sempre fiquei atento a opções a ela, desde monopés com articulações até cabeças industrializadas (de alta qualidade, por sinal), como a Nodal Ninja ou a 360Precision. Mas elas sempre pecaram por um aspecto: ambas são pesadas e volumosas demais, se você quer só fazer uma caminhada leve e ter seu equipamento pronto. Esta opção para mim, idealizada e realizada pelo mestre Michel Thoby, parece ser ideal. Leve, fácil de montar e desmontar, confiável (no sentido de ter sempre o resultado repetível) e, para melhorar, barata! Basta ter um pouco de habilidade em tornearia simples, ou saber onde tem um torneiro que tenha ;-) . A página fala mais extensamente do rotacionador, mas pode-se ver que a peça inteira é bem inteligente. O bom é que se pode copiar o conceito somente, sem ter que dispor exatamente das peças que ele utilizou; as dimensões são epecíficas de cada conjunto câmera/lente, e pode-se fazer de forma que fique mais confortável para cada um. Por exemplo, eu faria a chapa vertical, onde a câmera é colocada, um pouco mais longa, para distanciar um pouco mais - mas é só gosto pessoal, funciona bem de qualquer forma.

2 comments:

Rodrigo Carletti said...

Desculpe descordar, eu uso uma NN3 e a acho super leve e pratica... A 360 precision eu não conheço... A minha nodal já fica montada e montocela em tripé, mono pe e etc

Rodolpho Pajuaba said...

Oi, Rodrigo, obrigado pela visita. Eu sei que ela é leve, eu tive uma nas mãos mas não trabalhei com ela. O que eu quis dizer foi que a homemade do Michel Thoby é BEM mais leve e prática, cabe na bolsa até presa na câmera, e ainda sobra espaço pro resto do equipamento. Mas realmente, a NN - especialmente a 3 - é bem compacta. Só um detalhe, eu acho que usá-la no monopé é desnecessário, já que você nao tem nenhuma das vantagens de um tripé, como precisão e estabilidade.